A mulher no setor de tecnologia!

A mulher no setor de tecnologia!

Os dados referentes às mulheres em grandes empresas de tecnologia com cargos elevados são positivos. No entanto, mesmo quando elas têm um nível mais elevado de acesso à educação, os homens ainda assim possuem índices maiores de empregabilidade e recebem salários mais elevados.

O 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria teve, pela primeira vez, um painel formado exclusivamente por mulheres executivas, que debateram a importância feminina na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As mulheres participantes, conhecidas pela atuação em seus respectivos setores, e também pela promoção da igualdade de gênero, ressaltaram a importância da mulher para o avanço da indústria na área de inovação.

As mulheres sempre estiveram envolvidas com as inovações tecnológicas mais importantes, e mesmo assim, conseguiram conciliar suas carreiras e suas famílias, criando soluções inovadoras em um mundo ainda dominado pela presença masculina. Ter as duas funções não é um problema.

Apesar de muitas empresas darem a importância necessária para a inclusão das mulheres no mundo das inovações tecnológicas, sabemos que a desigualdade de gênero não é um assunto de agora. Há muito trabalho que precisa ser feito para que a proporção entre homens e mulheres em empresas tecnológicas, principalmente em cargos de confiança, fique mais igualitária.

De acordo com a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria, Gianna Sagazio “não conseguiremos nos tornar um país inovador e desenvolvido se não avançarmos na questão da igualdade de gênero”. E para fazer uma mudança histórica, é preciso deixar o preconceito e as barreiras contra as mulheres de lado, ter políticas de incentivo bem definidas e ressaltar a importância e a representatividade que muitas delas simbolizam!