A mulher no setor de tecnologia!

As mulheres estão cada dia mais assumindo seu lugar no mercado de trabalho. Mas será mesmo que no setor da indústria tecnológica a história é a mesma?

Os dados referentes as mulheres em grandes empresas de tecnologia com cargos elevados são positivos. No entanto, mesmo quando elas têm um nível mais elevado de acesso à educação, os homens ainda assim possuem índices maiores de empregabilidade e recebem salários mais elevados.

O 8 º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria teve, pela primeira vez, um painel formado exclusivamente por mulheres executivas, que debateram a importância feminina na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As mulheres participantes, conhecidas pela atuação em seus respectivos setores, e também pela promoção da igualdade de gênero, ressaltaram a importância da mulher para o avanço da indústria na área de inovação.

As mulheres sempre estiveram envolvidas com as inovações tecnológicas mais importantes, e mesmo assim, conseguiram conciliar suas carreiras e suas famílias, criando soluções inovadoras em um mundo ainda dominado pela presença masculina. Ter as duas funções não é um problema.
Apesar de muitas empresas darem a importância necessária para a inclusão das mulheres no mundo das inovações tecnológicas, sabemos que a desigualdade de gênero não é um assunto de agora. Há muito trabalho que precisa ser feito para que a proporção entre homens e mulheres em empresas tecnológicas, principalmente em cargos de confiança, fique mais igualitária. 
De acordo com a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria, Gianna Sagazio “não conseguiremos nos tornar um país inovador e desenvolvido se não avançarmos na questão da igualdade de gênero”. E para fazer uma mudança histórica, é preciso deixar o preconceito e as barreiras contra as mulheres de lado, ter políticas de incentivo bem definidas e ressaltar a importância e a representatividade que muitas delas simbolizam!

Insights recentes

receba os
nossos insights