A tecnologia 5G é a quinta geração da internet móvel, que promete maior alcance e velocidade nas conexões. Essa nova rede irá possibilitar a interconexão entre equipamentos e dispositivos, além de possibilitar o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas.

Devido a rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de uma maneira muito mais ágil, um aparelho com 5G possibilita um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo, além de poder proporcionar uma redução em até 90% no consumo de energia dos aparelhos.

Atualmente, 12 capitais já estão aptas, tanto em legislação quanto em infraestrutura, para recebê-la e até dia 31 de julho deste ano todas as capitais brasileiras já estarão com o padrão 5G.
Para que a tecnologia consiga abranger todas as cidades, é necessária uma adequação da Lei Geral das Antenas, que tem o prazo para 2029. As novas antenas do 5G, diferente das antenas utilizadas para o 4G, necessitam de uma maior densidade de replicadores de sinal.

Além da conexão que será instalada, é importante verificar se seu aparelho celular está homologado pela Anatel para poder utilizar essa tecnologia, principalmente se você for adquirir um novo aparelho e quiser utilizar essa funcionalidade.

Insights recentes

receba os
nossos insights